Ultimas Noticias

Evangélicos foram decisivos para vitória de Bolsonaro, diz filósofo



Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os evangélicos representavam 6,6% da população em 1980. 30 anos depois, no Censo de 2010, a percentagem já era de 22,2%. Em 2018, estima-se que esses números sejam ainda maiores.

Durante o segundo turno, em que Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputavam a cadeira da Presidência do Brasil, em pesquisa divulgada pelo Datafolha — publicada em 25 de outubro último —, 59% de evangélicos declararam o seu voto em Bolsonaro e 26% escolhiam Haddad.


Tal representatividade pôde ser comprovada definitivamente nesse domingo (28 de outubro), no segundo turno das eleições presidenciáveis, com a eleição do novo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, de 63 anos. Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele atingiu 55,13% dos votos válidos, um total de 57.797.456 votos, ao passo que seu adversário, Fernando Haddad, 44,87%.

A eleição de Bolsonaro repercutiu em diversas partes do mundo, inclusive. O peso do voto evangélico foi destaque, por exemplo, no jornal diário francês Le Fígaro. Clique aqui e confira.

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Jair Bolsonaro agradeceu a todos os brasileiros pelo apoio, pela consideração, pelas orações e pela confiança, pedindo a Deus que, mais do que inteligência, lhe dê forças para bem conduzir o futuro do Brasil, seguido de uma oração feita pelo ex-senador Magno Malta.


Em entrevista ao programa “Brasil Notícias”, da Rede Aleluia — apresentado pelos jornalistas Ana Carolina Cury e Décio Caramigo —, o mestre em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) André Assi Barreto disse que o resultado confirma a tendência das pesquisas e o desejo da população pelo fim da velha política.

“O sentimento antipetista foi, sim, aglutinado na campanha de Jair Bolsonaro, mas a sua vitória também representa a adesão das pessoas a um projeto positivo, eu diria um projeto patriota, então a gente tem um quadro de confirmação de tendências”, pontuou.

A campanha de Bolsonaro foi marcada por muita tensão, desde a facada que ele levou, em 6 de setembro último, até os frequentes ataques de ódio aos cristãos. As fake news e os atos de vandalismos contra igrejas evangélicas foram recorrentes.

André explica que um dos erros cruciais do PT foi atacar os evangélicos, que foram essenciais para o resultado eleitoral. “Os evangélicos, sem dúvida, foram cruciais para essa eleição e os rumos que ela tomou; insisto muito na tese da representatividade dos valores. As pessoas evangélicas tomaram ciência disso e procuraram escolher candidatos harmonizados com esses valores, e isso está rumando num sentido bastante positivo de participação, de melhora, de esclarecimento. O voto evangélico foi decisivo para essa eleição”, enfatizou.

Fim ao ciclo político atual

O cientista político Leonardo Barreto comentou o resultado eleitoral e ressalta que Bolsonaro é o primeiro presidente eleito fora da polarização entre PSDB e PT desde 1994.

“A vitória de Bolsonaro põe fim a um ciclo de grande instabilidade política que se iniciou nas eleições de 2014 e culminou no processo de impeachment da ex-presidente Dilma; o presidente eleito terá que contornar velhos hábitos e procedimentos que já estão arraigados dentro da política brasileira”, observou.

Com a posse marcada para o dia 1º de janeiro de 2019, o novo presidente terá muitos desafios pela frente. Por isso, a diretora do Movimento Voto Consciente e educadora política, Rosângela Giembinsky, salienta que a participação popular não termina aqui e orienta os eleitores a acompanharem o trabalho dos seus candidatos eleitos.

“A gente entende que esse caminho se inicia; não é um caminho que termina no voto, mas que começa com o voto, e sinto que as redes sociais e a própria internet vão ajudar muito nisso, então se comunique, fale com a assessoria, esse é o caminho, ou seja, quanto mais pessoas participarem, mais atingiremos a todos”, finalizou Rosângela.

(*) Com entrevistas do programa “Brasil Notícias”, da Rede Aleluia via R7

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino