Ultimas Noticias

Vereador Filipe Martins de Palmas faz alerta aos pais sobre risco de jogo virtual com “boneca Momo



Preocupado com a segurança das crianças, o vereador Filipe Martins (PSC) faz um alerta aos pais sobre uma suposta corrente cibernética que usa a imagem assustadora de uma mulher magra com olhos esbugalhados, inspirada numa escultura japonesa, conhecida como “Boneca Momo”.


A figura estaria sendo usado como isca plantada por criminosos para roubar dados pessoais e propor desafios que podem levar à morte.

Nesta quinta-feira, 30, duas adolescentes de 13 e 14 anos foram socorridas para a Unidade Pronto Atendimento (UPA), após desmaiarem na sala de aula de uma escola municipal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a família das meninas, elas participaram do desafio da Boneca Momo.

Um menino de 9 anos teria cometido suicídio após ter acesso a figura. O caso aconteceu em Recife (PE), no dia 16 de agosto.

“Faço um apelo para cada pai, mãe e responsáveis por crianças e adolescentes; vamos ficar atentos, conversar com nossos filhos para evitarmos essas tragédias. Vamos pedir a Deus que nos oriente e dê olivramento, mas também vamos ficar alertas para o bom uso do celular”, disse o vereador.

TragédiaBoneca Momo é usada em jogo virtual que coloca a vida dos participantes em risco

A Polícia Civil de Pernambuco investiga se a morte por enforcamento do menino de 9 anos, no Recife, estaria ligada ao desafio que circula pelo WhatsApp.



De acordo com uma reportagem da Folha Uol, a advogada da família, Yeda Barbosa, presidente da Comissão Contra Crimes Cibernéticos em Pernambuco, acredita que a morte pode ter ligação com desafios na internet. Ela, que falou em nome da mãe de Artur, conta que, na semana em que apareceu enforcado, o menino estava bastante ansioso e teria comentado sobre a boneca.

Ainda na reportagem, Geraldo Lopes, diretor da escola Pequenos Passos, onde Artur estudava, afirmou que é prudente esperar o resultado da investigação e indagou: “Existe a necessidade de uma criança ter um celular? Esse é o questionamento que deve ser feito.”

Já o caso das adolescentes, segundo as informações da Secretaria de Saúde, as vítimas ingeriram uma grande quantidade do medicamento controlado diazepan. As famílias das jovens descobriram mensagens e vídeos trocados em um aplicativo de conversa que sinalizaram a participação das jovens no desafio da Boneca Momo. A mãe de uma das vítimas informou que elas apresentavam diversos cortes nos pulsos e ombros. Para esconder os ferimentos, elas usavam casacos de mangras compridas.


DICAS DE SEGURANÇA DA POLÍCIA FEDERAL PARA OS PAIS

1 – Estreitar o vínculo de amizade e cumplicidade com seus filhos e sempre perguntar sobre as atividades desenvolvidas no dia.

2- Ter conhecimento básico de internet e computação, principalmente sobre redes sociais, para instruir os filhos.

3 – Supervisionar o acesso dos filhos à internet de forma discreta e não ostensiva. Melhor caminho é sempre o diálogo e orientação.

4 – Alertar e conscientizar os filhos sobre os perigos que existem na internet.

5 – Importante a conscientização para não compartilharem de maneira exagerada informações pessoais.

6 – Ter o consentimento da criança e do adolescente para acessar o perfil nas redes sociais.

7 – Deixar, se possível, o computador num cômodo público e visível da casa para que, em qualquer momento, possa ser visualizado o que os filhos estão acessando.

8 – Não permitir que os filhos fiquem muitas horas conectados à internet

DICAS DE SEGURANÇA PARA OS FILHOS

1 – Nunca incluir nas redes sociais informações pessoais de maneira exagerada

2 – Não postar fotos em excesso

3 – Nunca incluir desconhecidos em contatos



4 – Preservar a intimidade ao máximo

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino