Ultimas Noticias

Descubra quem são os deputados eleitos com a influência de líderes religiosos



Nos últimos anos a bancada evangélica no Congresso Nacional tem aumentado de maneira significativa. Esse aumento tem uma explicação lógica.

O candidato que recebe o apoio do líder absoluto da sua denominação normalmente ganha. Muitos pastores e líderes preferem indicar um nome, do que ele mesmo se candidatar a algum cargo político.



O polêmico pastor Silas Malafaia, já disse em diversas entrevistas que jamais entraria para política, porém, esse é um tema que ele faz questão de falar, e usar a sua popularidade para influenciar na hora do voto.

“É a coisa mais fácil do mundo: é só usar as redes sociais. É o que vai mandar nessa eleição”, diz o pastor, que ficou famoso com aparições na TV, mas hoje investe pesado na seara digital, com dois milhões de seguidores no Facebook, e 1,3 milhões no no Twitter.

“É só você falar nos três anos anteriores o que você pensa. Eu venho fazendo isso há tempos. Aqui todo mundo já sabe quem representa o Malafaia”, diz o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.



Em 2014 o pastor elegeu para a Câmara dos Deputados Sóstenes Cavalcante, (DEM-RJ). Silas tem um irmão que já é deputado estadual pelo Rio de Janeiro desde 2010, e foi eleito com 134.515 votos, sendo o terceiro mais bem votado dentre os 70 parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Outro cabo eleitoral influente no Brasil é o Bispo Edir Macedo, que ao decorrer dos anos, já tem eleito vários representantes Brasil a fora, entre vereadores, prefeitos, governadores, deputados e senadores. vários pastores e bispos exercem algum cargo na política.



Um dos mais conhecidos é o seu sobrinho, o bispo licenciado Marcelo Crivella, atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Crivella foi eleito Senador pela primeira vez em 2002, com cerca 3,2 milhões de votos. Em 2010, se tornou o primeiro senador reeleito no estado do Rio de Janeiro em 24 anos. Exerceu seu mandato até sua posse como prefeito da capital fluminense, cargo para o qual foi eleito no segundo turno da eleição municipal de 2016.


O líder da Assembleia de Deus Ministério de Madureira, bispo Samuel Ferreira, aposta suas fichas no deputado estadual Cezinha de Madureira, ele é pastor e representante da igreja na assembleia Legislativa de São Paulo, e em 2019 com o apoio do líder supremo da ADBrás, ele pretende chegar a Brasília (DF), como Deputado Federal representante da Assembleia de Deus Ministério de Madureira.



O apóstolo Valdemiro Santiago, segue o exemplo de todos que já foram citados, não pretende entrar para política, mas com a sua influência tem eleito vários representantes em todo Brasil.

Em 2010, a Igreja Mundial elegeu dois Deputados Federais, José Olímpio (PP-SP) e Francisco Floriano (PR-RJ), e um estadual, Rodrigo Moraes (PSC-SP). Em 2014, José Olímpio foi reeleito com mais de 154 mil votos, e Francisco Floriano foi reeleito com mais de 47 mil votos. Elegeu Milton Rangel (PSD-RJ) para deputado estadual a partir de 2015 com 28 mil votos, e o deputado estadual Missionário Volnei (PR-RS) com 33.255 votos.

O Missionário R.R Soares também tem seus representantes na política, e é o principal cabo eleitora do seu segundo filho, o deputado estadual André Soares, que foi eleito à primeira vez com 120.168 votos. Em 2015 tomou posse para o terceiro mandato com 127.373 votos na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A Assembleia de Deus Ministério Belém, tem seus representantes na política desde muito anos, e em São Paulo tem o candidato que há alguns anos recebe o apoio da cúpula da igreja.



O Deputado Federal Paulo Freire Costa, é o filho do pastor José Wellington Ferreira da Costa, foi eleito pela primeira vez em 2011, e em 2014 foi eleito para seu segundo mandato como deputado federal por São Paulo.

Muitas igrejas começaram a adotar a estratégia de escolher candidatos oficiais. Em outros casos, líderes se lançaram ao pleito.

Segundo pesquisa do Site UOL, A denominação mais bem-sucedida na política é a Assembleia de Deus.



Atualmente 25 deputados dizem ser da Assembleia. Em segundo lugar vêm a Igreja Batista, com 11 representantes, e em terceiro à Igreja Universal do Reino de Deus, com 10 representantes.7

Fuxico Gospel

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino