Ultimas Noticias

Primeiro culto evangélico do Brasil completa 461 anos



O Youtuber Jonathas Lopes, do canal Seminarista Jovem, publicou recentemente um vídeo em que fala sobre o primeiro culto evangélico realizado no Brasil, e que o mesmo completou 461 anos, no último dia 10 de março.
Monumento no centro do Rio de Janeiro em homenagem aos pastores que realizaram o primeiro culto das Américas.

Segundo a narrativa histórica, em 7 de março de 1557, João Calvino, um dos maiores reformadores da Igreja, enviou dois pastores junto com um grupo de protestantes calvinistas franceses, que eram conhecidos na época como huguenotes, para o Rio de Janeiro, a fim de começar o processo de evangelização protestante no Brasil. Até que, no dia 10 de março de 1557, na Ilha de Villegaignon, no Rio de Janeiro, foi realizado o primeiro culto evangélico em solo brasileiro, celebrado pelo pastor Pierre Richier, que utilizou em seu sermão uma mensagem baseada em Salmos 27:4, entoando logo após um cântico do Salmo 5.


Após o culto, se organizaram em forma de igreja, e acabaram criando a primeira igreja evangélica das Américas. Posteriormente, outro momento marcante: amanhã (21 de março), comemora-se a data da primeira santa ceia realizada pelos protestantes no Brasil, o que na ocasião gerou um certo reboliço, tendo em vista que a cerimônia foi feita em desacordo com o que a Igreja Católica na época pregava. Desse desentendimento surgiram alguns mártires da igreja protestante, que acabaram sendo presos e mortos por conta de sua fé.

Assista no vídeo abaixo a história completa por trás desse acontecimento histórico:
Tadeu Ribeirotadeuribeiro@portaldt.com

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino