Ultimas Noticias

Pesquisa revela que quase 60% dos argentinos apoiam a legalização do aborto



Uma pesquisa realizada pela Anistia Internacional Argentina e pelo Centro de Estudos de Estado e Sociedade (Cedes), divulgada neste domingo, dia 18, indica que 59% dos argentinos apoiam a descriminalização do aborto.

O índice favorável vem no momento em que o Congresso está analisando pela primeira vez, em toda a História do país, um projeto que busca legalizar a interrupção voluntária da gravidez.

A pesquisa informa também que 70% consideram importante que o Congresso discuta o tema.

“Muito se tem dito sobre se a sociedade está ou não pronta para discutir o aborto, e as opiniões são contundentes: para a população, esta é uma questão importante e, aliás, a maioria concorda com a descriminalização”, disse Mariela Belski, diretora executiva da Anistia Internacional Argentina.


A pesquisa mostrou que 63% das pessoas no país consideram que a Igreja Católica, a religião majoritária por lá, deve permanecer de fora da discussão parlamentar, enquanto 23% disseram que a Igreja precisa ter influência no debate.

Quando perguntados se conheciam alguém que já realizou um aborto, 48% dos entrevistados responderam que sim.

A pesquisa foi realizada por telefone entre os dias 3 e 5 de março e cobriu um total de 1.561 entrevistas com pessoas com mais de 16 anos de idade.

Na Argentina, o aborto é autorizado somente quando a vida da mulher está em perigo ou quando a gravidez é resultado de um estupro. No Brasil, além de essas duas situações, a lei prevê que o aborto é legal no caso de o bebê ter anencefalia.

De acordo com várias ONGs, das 500 mil mulheres que abortam todos os anos na Argentina, cem morrem, a maioria delas de baixa renda, razão pela qual muitos consideram a questão um problema de saúde pública.

Fonte: O Globo

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino