Ultimas Noticias

Campanha “Março Lilás” 2018 é lançada em Natal

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (9), oficialmente, a Campanha Março Lilás 2018, esse ano a campanha traz como tema "um mês dedicado à saúde delas. O evento foi realizado no auditório da Unifacex – Campus Imaculada Conceição e contou também com homenagens às mulheres que tiveram relevantes serviços prestados ao SUS Municipal.
O projeto de autoria da vereadora Carla Dickson (PROS) institui a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero, denominada “Março Lilás”. A matéria aprovada na Câmara Municipal de Natal, já foi sancionada pelo executivo e já é lei, a iniciativa tem como objetivo incentivar a vacinação contra o HPV para adolescentes entre 11 e 13 e coleta de preventivos para mulheres de até 64 anos, além de promover atividades, palestras, seminários e workshops sobre a temática.
O HPV (Papiloma Vírus Humano) é uma doença sexualmente transmissível que afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. Em diversas épocas da vida, todas as pessoas estão sujeitas a entrarem em contato com o vírus, mas nem todas desenvolverão câncer por causa disso. Após a contaminação, o vírus pode permanecer inativo, provocar o aparecimento de verrugas nas mãos, pés, genitais e outros locais ou provocar o surgimento do câncer.

Em um ano o projeto foi avaliado de forma positiva, ações também são intensificadas dentro do programa "Mulher 365" que consiste na abertura das UBS, uma vez por mês, para que mulheres que trabalham durante a semana, tenham a oportunidade de realizarem os exames que podem diagnosticar precocemente o câncer no colo do útero.

“Estou muito feliz com os resultados, os números mostram a necessidade de ações como essas, a campanha deste ano está só começando, deixamos aqui nosso recado, Mulheres se cuidem, procure um posto de saúde, procure seu médico, o câncer do colo do útero é prevenivel, a campanha está aí”, ressaltou Carla Dickson!

Neste mês, a edição do “Mulheres 365 acontece no próximo dia 17. A vereadora já protocolou na Câmara Municipal de Natal para que essa ideia se torne lei, a matéria está em tramitação na casa e deve ir para pauta da votação nas próximas sessões. 

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino