Ultimas Noticias

As 4 Diferenças entre os 2 Enoques. (Gn. 4:16-17. Gn. 5:18-24) - Por Marlon Araújo


Enoque é um dos personagens Bíblicos mais conhecido da Sagrada Escrituras. Por ser um dos únicos seres humanos a não passarem pela morte.
Mas o que poucos sabem é que há também na Bíblia um outro Enoque, que inclusive o precede.
É dito que Enoque andou com Deus e como recompensa pela sua santa caminhada ele foi transladado ao céu sem provar a morte Hb 11.5.
Dessa maneira, a imortalidade ou a vida depois da morte foi ensinada aclaratoriamente no inicio de todos os tempos.
Na crônica Judaica Enoque teria sido o inventor das letras, da matemática e da astronomia.
Quando o arrogante Caim se retira da Presença do SENHOR, e vai para a terra de Node, no oriente do Éden, ali ele coabita com sua mulher e tem um filho; o seu primogênito, e ele coloca o nome do seu filho de Enoque. Caim deve ter casado com uma filha ou neta de Adão e Eva.
Há grandes diferenças entre esses 2 homens, ainda que tivessem o mesmo nome, e ambos fossem descendentes de Adão.
Vejamos as 4 principais diferenças, para entendermos o que os 2 Enoques significam pra nós.
A primeira diferença é que um descendia de Caim, e outro de Sete, substituto de Abel. Como se sabe, Caim matou a seu irmão Abel, e foi amaldiçoado pelo SENHOR.
Assim, a primeira diferença entre o Enoque de Caim e o de Abel é que um descende do primeiro homicida, e o outro do substituto da primeira vítima.
A segunda diferença notável é que a Bíblia nada fala sobre o tempo de vida do Enoque de Caim, enquanto que sabemos todos os dias da vida de Enoque.
A terceira diferença não é tanto entre os Enoques, mas entre seus pais. O Enoque de Caim foi o seu primogênito, e teve uma cidade edificada com o seu nome.
Já o primogênito de Sete foi Enos, em cujos dias os homens começaram a invocar o nome do SENHOR, Assim, vemos no Enoque de Caim o estabelecimento do nome do homem, e no Enoque de Sete, o estabelecimento do nome de DEUS.
Finalmente, a diferença mais notável entre os dois Enoques é o Enoque de Caim morreu, mas o Enoque de Sete foi transladado para não ver a morte.
Qual, então, seria a diferença fundamental e essencial entre os 2 Enoques? Como podemos evitar sermos como o Enoque de Caim? E como podemos nos tornar como o Enoque de Sete.
Em 1º lugar, somos por natureza descendente do Enoque de Caim; somos pecadores e maus. Mas DEUS pode nos transformar no Enoque de Sete.
Em 2º lugar, não há registro da vida do Enoque de Caim, mas vemos os dias do Enoque de Sete. Do mesmo modo DEUS desconsidera os dias de vida daqueles que são achados separados dele.
Em 3º lugar, o Enoque de Caim aponta para i nome do homem, enquanto que o Enoque de Sete para o nome de DEUS.
E finalmente em 4º lugar, o Enoque de Caim privou a morte. Mas o Enoque de Sete não. Porque agradou a DEUS, e o SENHOR o preservou da morte.
Na verdade, em CRISTO somos preservado da morte também. Jo. 11:25-27. Porque em CRISTO nossos dias são contados, para que possamos alcançar corações sábios. Sl. 90:12. E assim termino com uma pergunta! Qual dos 2 Enoques você é?
Marlon Araújo. Ministério Palavras de fogo.

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino