Ultimas Noticias

Maaser - Dízimo (Gn 14.20) - Por Marlon Araújo


O que é o dízimo? a resposta estaria na ponta da língua de qualquer pessoa que conhece um pouco das escrituras; a palavra dízimo na língua hebraica é "Maaser" com o mesmo significado; em sua raiz temos o termo, "issaron" que significa 10º parte; também o  termo "eser" que significa "10"; e o termo "asar" que significa "dar o dízimo", umas das suas variações do hebraico antigo, a palavra dízimo é Maaser é significa; aproximação; então eu entendo que quando eu dízimo eu estou me aproximando do CRIADOR.
No cristianismo existem duas correntes: uma que aceita o dízimo e outra que condena.
Bem vamos falar um pouco sobre a corrente que condena o dízimo, já que á outra não temos muito que fala, pois eles são chamados de fies em pronto. 
Estes "teólogos da desgraças" ou curiosos, acham que encontraram algo novo, pois dizem que o dízimo tinha várias aplicações e deveriam atender a algumas exigências para ser entregue. vejamos o que eles dizem.
Dízimo na Bíblia nunca está relacionado a dinheiro; nunca e nunca e nunca, dízimo sempre está relacionado á comida, alimentos, produção agro-pecuária, cereal etc..., mais nunca dinheiro.
Outra alegação é que o dízimo somente poderia ser entregue no templo em Jerusalém.
Em 1º lugar devemos buscar na Palavra a veracidade dos fatos, pois não podemos dizer algo sem que hajam provas cabais daquilo que se está afirmando, se levarmos em conta a etimologia da palavra, mostrada acima, veremos que está afirmação é descabida.
Se o dízimo é somente alimento, então DEUS deu um mandamento para Israel que nem todos poderiam cumprir; somente os fazendeiros e pecuarista poderiam então dizimar, DEUS estaria sendo seletivo com os outros Israelitas:: 
A 1º ocorrência da palavra dízimo nas escrituras está num evento que desmancha está teoria, pois a Palavra diz em Gn.14-20, de tudo deu Abrão o dízimo tudo é tudo, Gn.14-11 ele tomou todos os bens daquelas cidades.
Uma outra ocorrência semelhante está em 2 Rs.22-4-7; aqui fala claramente em dinheiro; portanto é impossível dizer que nas escrituras o dízimo são somente alimentos.
As pessoas que são contras o dízimo estão na categoria que podemos chama-las de "mudança de opinião" pois estas mesmas pessoas no passado eram a favor do dízimo; creio que foram vitimas de algum trauma que as levou a considerar o assuntos desta forma.
Não pense você que a Igreja precisa do seu dízimo, pois ela tem mais de 2000 anos de história sem precisar de você; muitos menos o Pastor precisa do seu dízimo, pois DEUS não vai deixar seu ungido sem ELE, só quem precisa do dízimo e eu e você, porque em toda Bíblia só existe um vs que DEUS manda fazer prova DELE; (Ml.4-10) então pare de ACHISMO e vamos para a regra da EXEGESE.
Se você é infiel problema seu mais não traga fermento para o povo, porque ainda existe apologista da Palavra terra.
SHALOM LA-RHEMA.


0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino