Ultimas Noticias

Clorisa Linhares promove fórum sobre Psicomotricidade Relacional em Mossoró nos dias 23 e 24 Por Ronaldo


A vereadora grossense e pré-candidata ao governo do estado, Clorisa Linhares (PSDC), promoverá, entre os dias 23 e 24 de outubro, o I Fórum de Psicomotricidade Relacional em Mossoró, que acontecerá no Colégio Diocesano, das 14h às 18h em ambos os dias. O objetivo principal do evento é tentar sensibilizar o público sobre a importância do uso da metodologia para preservar e desenvolver a saúde de seus usuários.


“Vamos trazer especialistas de renomes nacionais e internacionais, como José Leopoldo Vieira e Isabel Bellaguarda, responsáveis pela implementação do método no Brasil. No primeiro dia, vamos conceituar e apresentar o tema ao público. Além disso, vamos trazer alguns estudos de casos e resultados propostos pela psicomotricidade relacional. No segundo dia, ocorre a parte vivencial; teremos uma mostra prática do que é o método para os participantes, para que possam se sensibilizar diante da importância dele como ferramenta e transformador social”, disse.


Conforme dados obtidos pela vereadora, em Fortaleza foram estudadas escolas com maior índice de violência e menor índice de aprendizagem. Com a aplicação do método em um ano de trabalho, segundo ela, reduziu-se em quase 50% a violência e melhorou-se em 48% o índice de aprendizagem.

De acordo com Clorisa, a Psicomotricidade Relacional foi criada pelo educador francês André Lapierre na década de 70. Em suma, trata-se de uma prática educativa, de valor preventivo e terapêutico, que permite crianças, adolescentes e adultos expressarem seus conflitos relacionais, superando-os através do brincar. Diante dos vários casos de sucesso registrados, inclusive com seu próprio filho, a pré-candidata ao Governo do RN conquistou, em Grossos, a implementação do método, que teve projeto de lei aprovado na Câmara Municipal.

“Estamos visitando diversos municípios buscando conversar com os colegas vereadores. Nestes encontros nós apresentamos o método, explicamos como funciona e também mostramos os resultados benéficos que já foram alcançados através dele, inclusive no meu caso pessoal. Tem cidades no Ceará que também já estão utilizando isso e estão obtendo bons retornos, o que nos ajuda no momento em que embasamos nossa sugestão para os parlamentares”, concluiu.

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino