Ultimas Noticias

O maior erro de Josué (Jz 1.1) - Por Marlon Araújo



Um dos temas centrais do livro de Juízes é destacar a "importância de um líder" observe como a nação estava perdida, e sem direção, pois perguntava quem subirá? Estava sem direção no que deveriam fazer e como fazer!?!
Quando estudamos profundamente a vida de Josué percebemos que sua liderança, existiu algumas falhas que provocaram no futuro grandes crises entre o povo.
Já no primeiro capitulo e no primeiro versículo vemos o próprio DEUS mostrando um detalhe espiritual; ,a Bíblia diz: (Josué servido de Moisés. Opá! Já entendi!).
Eu sei que Josué era um capitão,um homem de guerra,um homem das madrugadas, mais a Bíblia diz que todos pecaram; os erros dos homens de DEUS tem que ser nossa pedagoga e não nossa coveira.

Então o livro começa dizendo que ele era servido de Moisés, precisava também ser servido de DEUS, mais no final do livro a frase muda Js.24-29, termina o livro sendo servido do SENHOR.
O 1º erro: Tentou entregar Eldade e Medade, dois homens cheio do Espirito Santo para Moisés; mais Moisés não quis atender o conselho dele; Nm.11-28.
2 º Ele não conquistou a terra toda, pois a ordem era toda a terra Js.1-4.
3º A aliança enganoso com os gibeonitas Js.9.
4º Não exterminou os cananeus completamente.
5º Um detalhe amoroso e compassivo entre Moisés e Josué, em Ex.32-32,vemos Moisés arriscar sua vida pelo povo, já em Js 24.15, Josué não faz muito caso e manda o povo escolher a quem servir, diferente de Moisés que não deixa o povo escolher, e sim ele escolhe pelo povo.
Mais o maior erro do seu mistério foi não deixar um sucessor, quando olhamos para a biografia de Moisés, percebemos que quando o SENHOR disse a ele, que ele não entraria na terra prometida, logo Moisés claramente se preocupou com o futuro do povo; este disse a DEUS: ponha um homem sobre está congregação, que saia diante deles; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não tem pastor; Nm.27-15-17.
Vemos aqui a preocupação dele em deixar um líder, um referencial para o povo, Josué era um homem tremendo, cheio de sabedoria; mais essa falha foi fatal.
Hoje já está provado que estamos vivendo uma das mais agudas crises de lideranças da história da igreja; os homens precisam de referencia para nortear suas vidas e conduzir sua história; referencia são pessoas que com seus princípios, estilo de vida, legado e conduta serve de ponto de referencia para nós fortalecemos na caminhada.
O homem precisa de referencia, sem referencia ele se perde em meio ao mar de idéias e conceitos modernos; você se lembra do que JESUS disse - SEGUE-ME; ou seja eu sou o seu Referencial, Pedro na entrada do templo disse ao paralitico, olha para mim, ou seja, eu sou o seu Referencial, você se lembra do que Paulo disse a igreja de corinto; admoesto, portanto, a que sejais meus imitadores; ou seja eu sou, o seu Referencial.
E hoje temos Referencias? pense nisso é hora de preparar-mos sucessores porque sempre haverá os Remanescente, os Geradores de obreiros fies, aqueles que diz A ORDEM É PRA MARCHAR.
Talvez essa mensagem não lhe agradou; mais pode vim quente que eu estou fervendo de unção; pode me bater que eu sou igual a pandeiro; eu apanho mais faço a festa.
Não vamos ter medo de investir nos homens de DEUS, porque ministério é igual a Vela; acendi uma e não se apaga a outra; ainda existe homens bombas de JESUS, que estão no anonimato da vida esperando uma chance para fazer um grande estrago no inferno.

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino