sábado, 15 de agosto de 2015

Os Porcos de Gadara (Mc 5.1-14) - Por Marlon Araújo

 
Há complexa  historia do Gadareno é uma historia com elementos sociais, psicológico e históricos presente naquela situação.
Já fazia 300 anos que Gerasa, Decápolis e Gadara estavam sendo objeto de ocupação militar.
Desde de Alexandre o Grande Nada, porque grande é o SENHOR: E depois os seus generais, Gadara foi uma rota comercial e militar.
O distrito dos gadarenos é mencionado como o lugar onde o endemoniado foi liberto, com a consequente destruição dos Porcos.
O estilo da cidade era principalmente Grega, porem muitos Judeus viviam tanto ali como em territórios vizinhos.
Gadara ficava á 3 KL da fronteira com a Síria. E era um influente centro comercial, principalmente por sua proximidade com piscinas termais, bem frequentada pela elite romana.
O rapaz nada mais é do que um Para-Raios de convergências culturais, sociais e espirituais. Uma vítima da legalidade suína.
Ás vezes o ser humano aceita a imposição do diabo. e as pessoas daquela cidade tentaram resolver aquele grande problema com correntes. Mais não dar para resolver problemas espirituais com correntes!
Aquele rapaz nunca morou em cemitério. Aquele rapaz morava num lugar pior do que o cemitério. Que era nos sepulcros; ou seja juntos com os cadáveres em decomposição. 
Diante dessa terrível situação. O rapaz passou á ser um alvo fácil do diabo. E o diabo que não brinca de diabo; enviou uma legião de demônios. Legião que não é uma banda de rock nacional; mas sim uma corporação do exército romano com 6.000 homens.
A vitima dos demônios foi ao encontro de JESUS, e logo reconheceu sua fraqueza diante do Poder absoluto do SENHOR!
Mas quem foi que trouxe esses demônios para Gadara? Porque é somente aqui que Gadara é mencionada? 
Os moradores de Gadara de incomodados passaram a ficar acomodados com os demônios. Quem trouxe os demônios para essa cidade foram os homens de bem.
Porque em Israel não se podia: comer, nem comercializa Porcos. Porco é um animal imundo até hoje em Israel.
A proximidade com o mundo, fez com que os Gadarenos trouxessem o mundo para dentro de Israel.
JESUS tirou o véu dos verdadeiros responsáveis, que eram os criadores de Porcos. Porque que o Porco é imundo? você dirá: O porco é imundo por causa do chiqueiro. 
Mais á Bíblia diz que o Problema do Porco é porque ele tem Unhas fendidas. Lv.11.7. Unhas fendidas é porque ele gosta de andar por 2 caminhos. O ponto de equilíbrio do Porco está nas unhas.
Então criar Porcos em Terra Santa é o grande problema. Então se nós somos Terra Santa morada do Eterno. Porque nós criamos chiqueiros dentro de nós?
Nós somos criadores de Porcos; nesse chiqueiro que está dentro de nós, se alimentamos dessas lamas de Mentiras quando ouvimos calúnias, fofocas e damos lugar com o nosso maior chiqueiro que é a nossa língua, concordando com essas coisas.
Voltemos para a nossa Terra Santa que é o nosso Coração; e parramos de criar essas Peppas Pigs, dentro de Nós.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...