quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O maior erro de Josué (Jz 1.1) - Por Marlon Araújo


Um dos temas centrais do livro de Juízes é destacar a "importância de um líder" observe como a nação estava perdida e, sem direção,pois perguntava quem subirá""estava sem direção no que deveriam fazer e como fazer.
Quando estudamos profundamente a vida de Josué percebemos que sua liderança, existiu algumas falhas que provocaram no futuro grandes crises entre o povo.
Já no 1ºcap,vemos o próprio DEUS mostrando um detalhe espiritual; no vs 1,a Bíblia diz;(Josué servido de Moisés; opá!!já entendi!).
Eu sei que Josué era um capitão,um homem de guerra,um homem das madrugadas,mais a Bíblia diz que todos pecaram;os erros dos homens de DEUS tem que ser nossa pedagoga e não nossa coveira.
Então o livro começa dizendo que ele era servido de Moisés, precisava também ser servido de DEUS, mais no final do livro a frase muda Js.24-29, termina o livro sendo servido do SENHOR.
O 1º erro, tentou entregar Eldade e Medade,dois homens cheio do Espirito Santo para Moisés; mais Moisés não quis atender o conselho dele; Nm.11-28.
2 º ele não conquistou a terra toda, pois a ordem era toda a terra Js.1-4.
3º a aliança enganoso com os gibeonitas Js.9.
4º não exterminou os cananeus completamente.
5º um detalhe amoroso e compassivo entre Moisés e Josué, em Ex.32-32,vemos Moisés arriscar sua vida pelo povo, já em Js 24.15, Josué não faz muito caso e manda o povo escolher a quem servir, diferente de Moisés que não deixa o povo escolher,e sim ele escolhe pelo povo.
Mais o maior erro do seu mistério foi não deixar um sucessor, quando olhamos para a biografia de Moisés, percebemos que quando o SENHOR disse a ele,que ele não entraria na terra prometida, logo Moisés claramente se preocupou  com o futuro do povo; este disse a DEUS: ponha um homem sobre está congregação, que saia diante deles; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não tem pastor; Nm.27-15-17.
Vemos aqui a preocupação dele em deixar um líder, um referencial para o povo, Josué era um homem tremendo, cheio de sabedoria; mais essa falha foi fatal.
Hoje já está provado que estamos vivendo uma das mais agudas crises de lideranças da história da igreja; os homens precisam de  referencia para nortear suas vidas e conduzir sua história; referencia são pessoas que com seus princípios, estilo de vida, legado e conduta serve de ponto de referencia para nós fortalecemos na caminhada.
O homem precisa de referencia, sem referencia ele se perde em meio ao mar de idéias e conceitos modernos; você se lembra do que JESUS disse - SEGUE-ME; ou seja eu sou o seu referencial, Pedro na entrada do templo disse ao paralitico, olha para mim, ou seja, eu sou o seu referencial, você se lembra do que Paulo disse a igreja de corinto; admoesto, portanto, a que sejais meus imitadores; ou seja eu sou, o seu referencial.
E hoje temos referencias? pense nisso é hora de preparar-mos sucessores porque sempre haverá os remanescente, os geradores de obreiros os fies, aqueles que diz A ORDEM É PRA MARCHAR.
Talvez essa mensagem não lhe agradou; mais pode vim quente que eu estou fervendo de unção; pode me bater que eu sou igual a pandeiro; eu apanho mais faço a festa.
Não vamos ter medo de investir nos homens de DEUS, porque ministério é igual a vela; acendi uma e não se apaga a outra; ainda existe homens bombas de JESUS, que estão no anonimato da vida esperando uma chance para fazer um grande estrago no inferno.

Autor: Marlon Araújo é Bacharel em Teologia formado na IBMS-RJ , Auxiliar de Trabalho, Articulista da revista AD em Foco, conferencista e casado com irmã Raquel Aráujo e pai de Ysrael David.
Contatos: tel: 33324880 Cel:  88381308-96400059
Email: marlon_profeta86@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...