Ultimas Noticias

As 3 unções (Is 61.1) - Por Marlon Araújo

A unção é muito importante no exercício da autoridade espiritual,sendo indispensável na vida de todo cristão.
No Antigo Testamento conhecermos 3 tipos de pessoas que eram ungidas para um ministério sobrenatural,e esta unção se dava com o óleo de azeite; o óleo da unção era derramado sobre a cabeça daquele o qual fosse escolhido.
Porem devemos entender e aprender que também existia,3 tipos de óleo de azeite,diferente um do outro em seu uso e finalidades,sendo o AZEITE DA UNÇÃO,O AZEITE DA ALIMENTAÇÃO E O AZEITE DAS LÂMPADAS.
1ºO AZEITE DA UNÇÃO, este não era um condimento,não era um azeite comum,pois seria ele o azeite escolhido para que se realizasse a unção sobre a cabeça do escolhido.
2º O AZEITE DA ALIMENTAÇÃO, este era o 2º azeite extraído do fruto da oliveira,usado na alimentação dos Judeus.
3º O AZEITE DA LÂMPADA, este era um tipo de azeite, que na extração era o 3º óleo saído da prensa de pedra.
No tempo do TANAKH (ANTIGO TESTAMENTO) existia um local conhecido como moenda,local onde as azeitonas eram levadas para a extração do azeite, este local continha 4 grandes pedras que giravam esmagando as azeitonas da seguinte forma.
1º pedra,quando as azeitonas passavam pela 1º pedra e eram esmagadas,se extraia o 1º azeite,este era o óleo da unção. 
2º pedra quando as azeitonas,depois de passadas pela 1º pedra chegavam na 2º pedra,eram novamente esmagadas; delas se extraia o óleo da alimentação.
3º pedra, depois de passadas na 2º pedra, as azeitonas era esmagadas na 3º pedra, dela se extraia o óleo das lâmpadas.
Agora que já conhecermos óleos,e a preparação do mesmo,vejamos então quem eram esses escolhidos.
1ºOS SACERDOTES-(Ex 29,29-30 e 30-30) neste episódio vemos o próprio DEUS mandar Moisés separar e ungir Arão para o sacerdócio.
2ºOS PROFETAS-(1Rs 19-16) antes do profeta do fogo,Elias ser levado em uma carruagem para o céu,DEUS manda que ele vá ungir  Eliseu no seu lugar.
3ºOS REIS (1Sm 9-16) quando o povo de Israel começa a ter inveja dos outros povos,dizendo que todos tinham reis e eles não,DEUS manda o profeta Samuel ungir a um jovem da tribo de Benjamim,chamado Saul,para ser o 1º rei de Israel.
Bem o tema desse artigo é as 3 unções,mais eu escrevi que existia 4 pedras na moenda:então vamos para 4º pedra,a última pedra, o último esmagamento,depois do 3 esmagamento; parecia que não restava mais nada,só restavam uma borra,que os serviçais da moenda usariam para fazer sabão,por isso que está escrito quem subirá no monte do SENHOR (Sl-24:3) os de mãos limpas;e JESUS falou BEM AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO PORQUE ELES VERÃO A DEUS.
Unção só é unção quando existe coração limpo,para amar a DEUS e os homens: eu prefiro ser o mordomo Obadias(1Rs18-4) e ser reconhecido pelo SENHOR em ajudar os irmãos,do que ser reconhecido fazendo cair fogo do céu e depois mim encavernar.
SHALOM LA-RHEMA.(PAZ E PROSPERIDADE).

Autor: Marlon Araújo é Bacharel em Teologia formado na IBMS-RJ , Auxiliar de Trabalho, Articulista da revista AD em Foco, conferencista e casado com irmã Raquel Aráujo e pai de Ysrael David.
Contatos: tel: 33324880 Cel:  88381308-96400059
Email: marlon_profeta86@hotmail.com

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino