Ultimas Noticias

Os cuidados com os Siquém na vida - Por Esiel Souza

Introdução
        Essa é mais uma das belíssimas histórias da Bíblia. E trago um alerta, para toda a juventude Cristã concernente ao seu namoro. Narra a historia de Diná filha de Jacó com Lia, e um jovem chamado Siquém filho de Hamor rei das Terras de Siquém onde Jacó estava perto. A Bíblia tem uma exortação aos jovens quando diz: “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, com o coração puro, invocam o Senhor” (2 Tm 2. 22). Mais o que houve nesta belíssima historia Bíblica? E por que trago um alerta para a mocidade hoje? Vejamos.
Os personagens principais da história
a)      Diná. Ela era filha de Jacó por meio de Lia, talvez tivesse chegado à idade de se casar. Alguns estudiosos da Bíblia como Russell Norman Chaplin afirma que ela tinha “talvez” quatorze anos (O A.T. versículo por versículos Vol. I P.218).
b)      Siquém. Era filho do heveu Hamor. Sendo assim, o seu pai rei, Ele, era um príncipe. Recebeu este nome por causa das Terras de Siquém que o seu pai conquistava como homenagem. Era o estilo de jovem bonito, rico da alta sociedade. Este se aproveitou de Diná com violência e sexualidade e pagou muito caro por causa disto.
         Além desses personagens existem: Jacó, Lia, Hamor pai de Siquém, e os irmãos de Diná que não vamos nos deter aqui. Estes foram citados para haver uma melhor compreensão do que queremos passar para o leitor. 
Um namoro descontrolado (v. 1)
         Diná não pensava em namorar. Ela queria conhecer as moças daquelas terras, mais é surpreendida por Siquém, e abusa da moça sexualmente e humilhantemente. Depois Ele quer corrigir o seu erro com juras de amor: a) falava afetuosamente (v.2); b) foi ao seu pai Hamor firmar o namoro (v.4, 6, 8); c) Jacó se cala com a situação (v.5); queria pagar o dote para corrigir o seu erro casando-se com a moça (v.12); d) firmou um acordo com a família de Jacó, para circuncidar e serem um só povo (vs.14-18).
        Meus irmãos! Quando uma crente quer relacionar-se com um descrente, ele (a) já sabe que não deve namorar-lo, mas o seu desejo de relacionamento é maior que o desejo e obediência a Palavra de Deus; E tenta-se dar muitas justificativas. Siquém tentou corrigir o seu erro, foi ao seu pai pra falar com o pai da moça, quis misturar-se como um judeu circuncidando-se. Mais os seus atos  inconseqüentes causou-lhes muitos problemas. Vejamos.
Um namoro proibido por Deus
Deus não permitia que o seu povo casasse com estrangeiros, já desde tempo de Abraão. É jugo desigual para o seu povo (2 Co 6. 14-15). Juventude Cristã tenha cuidado com os “Siquém” da vida!Eles não estão interessados em você: a) Aquele ato era loucura (v.7); b) o coração de Siquém estava mesmo, era interessado nos bens da família da moça (v.23); c) este namoro causou um desastre nas duas famílias. Simeão e Levi os irmãos de Diná inesperadamente mataram Hamor e seu filho Siquém, por vingança e saquearam a cidade (Gn 34. 25-31).
O que é preciso saber pra namorar alguém
Sei que pode haver muito mais coisas, mais cito aqui algumas razões que não poderia deixar de falar:
a)      Seu namorado (a) é conhecido (Gl 1.22; Mt 25.12);
b)      Tem fama de namorador ou namoradeira;
c)       Ele ou Ela é fiel em pelo menos algumas áreas como:
·         Aos seus pais;
·         A igreja;
·         No seu trabalho;
·         Aos seus estudos;
·         Aos seus compromissos;
·         A Deus, Etc.
d)      Ele ou ela é ciumento;
e)      Mentiroso (a)
f)       Tem vícios, Etc.

Conclusão

        O namoro é uma fase muito bonita e de preparação para o namoro. Mas temos que tomar cuidado com algumas coisas que podem surgir. Os Siquém estão à solta para tirar o brilho de nossa juventude, mais com a ajuda do Espírito Santo podemos vencer este mundo que jaz no maligno (1 Jo 5.19).

0 Comentários

© Digital Expert Comunicação Visual - Blog Do Diácono Cleiton Albino